• Felipe Ruzene

Acerte na Taça!

Atualizado: Ago 21


Você já se viu perdido na seção de taças e copos do supermercado? Afinal, para que servem tantos tipos diferentes de taças? Aí vai um guia de taças para não se perder mais na hora de servir sua bebida favorita.



1. Taça de água


As taças para água são simples e semelhantes às de vinho, porém com uma abertura maior e sua haste costuma ser um pouco menor. Como a água não tem grandes aromas ou sabores a serem preservados, a bebida necessita apenas de uma taça que conserve a sua temperatura, seja gelada ou ambiente.



2. Taça de Vinho Branco


O vinho branco é comumente servido numa taça menor do que o vinho tinto. Isso porque a bebida deve ser consumida num recipiente que armazene seus aromas e sabores, mas que não permita o rápido aquecimento destes vinhos (que são bebidos em temperaturas mais baixas).





3. Taça Borgonha


Esta taça é considerada ideal para os vinhos tintos mais delicados, como um Pinot Noir, por exemplo. Nela seus aromas ficam mais evidentes e próximos do nariz. Não é uma taça tão alta quanto a de vinho branco, já que o tinto não precisa ser consumido em temperaturas mais baixas.






4. Taça Bordeaux


Esta taça, mais alta que a do tipo Borgonha, distancia o nariz do consumidor da bebida, sendo ideal para os vinhos mais encorpados, pois suaviza seus aromas. Cepas como Cabernet Sauvignon são servidas nesta taça. Ainda, por ser mais fechada na boca, impede a dispersão dos perfumes da bebida.





5. Taça ISO


A ISO (International Standards Organization) é uma taça "coringa", porque possui medidas muito específicas e internacionalmente aceitas, podendo ser usada para qualquer tipo de vinho. Ela não é considerada ideal para nenhum, mas é um modelo que não prejudicará a degustação de qualquer rótulo. A ISO é muito versátil e bastante utilizada, possibilitando que você tenha um único conjunto de taças em sua casa.




6. Taça Flute


A taça flute, conhecida como taça para champagne, é a mais fininha. Seu corpo mais alto auxilia na conservação da baixa temperatura da bebida, além de manter as famosas bolinhas do vinho por mais tempo, sendo ideal para espumantes.






7. Taça Balloon Snifter


A balloon snifter tem bojo largo e boca estreita, mantendo assim os aromas da bebida. É bem baixinha, com uma haste curta, uma vez que o contato com o calor das mãos é importante para manter o conhaque em sua temperatura ideal.


8. Taça Martini


Como o próprio nome denuncia, esta taça em formato de "Y" é ideal para consumir martinis e outros drinks gelados. Sua alta haste evita o contato das mãos com a região onde está a bebida, logo o drink permanece gelado por mais tempo. Seu formato e volume permitem a degustação em pequenos goles, afinal são bebidas complexas de teor alcoólico maior que os vinhos.




9. Taça Vinho de Sobremesa


A taça de vinho do porto, ou para vinho de sobremesa, é ideal para rótulos licorosos. Possui um bojo bem menor que as demais, afinal, estas bebidas são consumidas em pequenas quantidades. Sua boca é estreita para preservar os aromas do vinho e apresentá-lo diretamente à ponta da língua, região na qual sentimos os sabores adocicados.



10. Taça Vintage


Reza a lenda que seu formato foi moldado sobre o seio da Rainha francesa Maria Antonieta. Mitos à parte, esta taça foi usada durante muito tempo para consumir espumantes e frisantes. Contudo, especialistas não indicam sua utilização, pois sua boca larga não permite a manutenção dos aromas e das bolhas da bebida.




Outras dicas:

- Os vinhos obedecem uma regra de etiqueta quanto a quantidade na taça. Os vinhos tintos podem ser servidos em até 1/3 da capacidade total, os vinhos brancos até 1/2 e os espumantes no máximo 3/4 da taça. Não precisa encher até a borda! (Mas, é claro, como sempre digo, o que manda é o teu paladar. Isto são apenas etiquetas sociais e técnicas orientandas por sommeliers para melhor degustação)

- As taças, com exceção da balloon snifter, devem ser seguradas pela haste, não pelo bojo. Isso porque as hastes existem para que nossas mãos não aqueçam a bebida.


E então, curtiu? Agora sabes como acertar na escolha da taça ideal!

242 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo