• Felipe Ruzene

Breve História de Guaratinguetá [Livro]


Em nosso primeiro livro resolvemos voltar aos primórdios, nossa equipe é nascida e criada no Vale do Paraíba, no interior do estado de São Paulo, mais especificamente na região de Guaratinguetá. Por isso não poderia ser diferente, a inauguração de nossos trabalhos editoriais é uma homenagem a este município e a sua rica história.



Este trabalho foi desenvolvido pelo Editor do Saca-Rolhas em parceria com a Editora e Livraria Cia do Ebook que executou a preparação e impressão da obra. Confira o nosso trabalho:


Sinopse


O que você sabe sobre a história de Guaratinguetá? Quanto você conhece sobre o Vale do Paraíba ou sobre o estado de São Paulo? Será que você consegue se recordar de aulas sobre a cidade ou a região, quer seja no ensino fundamental ou médio? Devo confessar, caro leitor, (apesar de ter nascido em Guaratinguetá) não me lembro de qualquer instrução sobre a história local. Por muito tempo, enquanto pesquisador da área de história antiga, soube mais sobre as grandes civilizações da antiguidade, como Egito, Grécia e Roma, do que sobre Guaratinguetá. Isso me gerou profundo incômodo.


Por que aprendemos mais, e nos esforçamos mais em saber, sobre civilizações que estão (ou estiveram) do outro lado do mundo e não sobre aquela na qual nascemos ou vivemos?Sinceramente, não encontrei uma resposta exata, então o incômodo permaneceu. Comecei a pesquisar alguns documentos, artigos e livros que me apresentassem um pouco mais sobre nossa história e os resultados me surpreenderam. Nossa História é grandiosa!


Este livro é a conclusão de alguns anos de estudos sobre Guaratinguetá e o Vale do Paraíba paulista, contemplando desde os mais longínquos tempos da Pré-História até os finais do Império do Brasil, no século XIX.


E então? Vamos nos aventurar nas trilhas desta Breve História de Guaratinguetá e Região!


Referência: RUZENE, F. D. Breve História de Guaratinguetá: O município e o Vale do Paraíba, da Pré-História ao Império do Brasil (1822-1889). Timburi, SP: Cia do Ebook, 2021. 246 p.


Ver Ebook


Ver Livro Impresso

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo