• Felipe Ruzene

Como armazenar meus Vinhos?

Atualizado: Ago 21

Já se perguntou como guardar as garrafas de vinhos para que nada lhes aconteça? Como guardar antes de abri-las e depois de abertas? Pois é, são coisas simples, mas que fazem toda a diferença. Principalmente se desejas guardar uma garrafa por muitos anos! Então, continua neste post que a gente lhe explica direitinho como conservar os vinhos em sua casa. 🍾🥂



Há muito o homem deseja conservar o vinho por mais tempo, o que era bem difícil até 1630, pois não havia uma embalagem adequada para tal, até que veio a invenção das garrafas de vidros e das rolhas de cortiça. Dessa forma, percebeu-se que o vinho ampliou grandemente a sua durabilidade e hoje há rótulos que podem ser conservados por mais de quarenta anos, como os vinhos da ilha da Madeira, em Portugal. Ainda sim, há algumas dicas a serem seguidas para melhor preservação das bebidas, pois mesmo com alto potencial de guarda, se mal conservados, os vinhos podem se deteriorar mais rapidamente.



Como conservar Antes de Abrir?


Enquanto fechado o mais importante é manter o vinho muito bem vedado para evitar o contato com o oxigênio e com fungos do ambiente externo, o que aceleraria enormemente o processo de degradação da bebida - se isso acontecer encontrará uma péssima surpresa ao abrir a garrafa! Para tanto mantenha o vinho longe da luminosidade e do excesso de calor, por isso as garrafas são guardadas em adegas, despensas, ou repartições específicas dos móveis de cozinha. O ideal é procurar o local mais frio da residência para que a bebida fique armazenada. Os 13º C é considerada a temperatura ideal, mas, convenhamos, no Brasil isso é praticamente impossível, então basta procurar um local bem fresco, arejado e sem iluminação solar direta. As adegas elétricas são opções maravilhosas para conservar a bebida, mas não é necessária, apenas um diferencial. Para a rolha não secar, levando ao vazamento do vinho ou oxidação da bebida, mantenha a garrafa deitada e em local com certa umidade. Se tu moras num lugar que já congrega bem estes elementos, sem problemas! Se vives num local muito quente e seco o ideal é uma adega mesmo, ou podes manter as garrafas numa região menos fria da geladeira - assim a temperatura será baixa, sem iluminação solar e com certa umidade! Outrossim, vinhos com rolha devem ficar sempre deitados, assim a bebida fica sempre em contato com a rolha mantendo-a umidecida, evitando sua deterioração. Vinhos com vedação Screw Cap, ou com rolhas de Vidro é indiferente se ficam em pé ou deitados.



Como consevar Depois de Aberto?


Depois de retirada a tampa, rolha ou screwcap, o caminho para a deterioração é inevitável, uma questão de tempo, e bem rápido, alguns dias. Se queres um vinho que dure muito tempo depois de aberto o ideal é apostar nas caixas que, apesar de terem seu três a cinco litros, mesmo depois de abertas duram cerca de trinta dias em geladeira. Alguns tipos de vinho naturalmente duram mais que outros, é o caso de licorosos, como o Vinho do Porto, que podem ser mantidos por cerca de vinte e oito dias mesmo depois de abertos. Após abrir um vinho, mantenha o restante na garrafa e dentro da geladeira para melhor conservar, não se esqueça de tampar novamente, podes usar a própria rolha que veio com o vinho ou comprar aquelas "rolhas universais", de vidro ou cortiça, feitas justamente para tampar garrafas já abertas. Abaixo temos a duração aproximada de cada vinho depois de aberto:


Espumantes : 1 a 3 Dias

Brancos leves e Rosés : 3 a 7 Dias

Branco Encorpado : 2 a 3 Dias

Tintos Leves : 1 a 3 Dias

Tintos Encorpados : 4 a 5 Dias

Fortificados : Até uns 28 Dias


Fique atento a algumas especificidades, como os espumantes por exemplo, que podem até durar três dias depois de aberto, mas não necessariamente suas bolhas durarão tanto tempo. Sem o gás carbônico se perde o próprio vinho espumante, ainda que este não tenha se deteriorado.



Viu só? Há algumas dicas para guardar bem os seus vinhos. Mas no final é bem simples, então agora podes encher a Adega sem se preocupar! 🍷

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo