• Felipe Ruzene

Como servir Vinho?

Atualizado: Ago 21

Então tu resolves fazer aquela reunião social, um jantar romântico ou mesmo curtir um filme ou um bom livro. Nada melhor do que servir um vinho para acompanhar, certo? Pois é, mas como tudo no mundo dos enófilos, há sempre uma etiqueta a se seguir. Afinal, beber vinho é uma arte – sentir os aromas, decifrar os sabores, apreciar as cores, mas antes de tudo isso precisamos saber como servir corretamente o seu vinho...



Não irei me aprofundar muito, a ideia aqui é explicar, sucintamente, como servir um vinho, não tecer longos comentários ou escrever uma tese para a formação profissional, como fazem os cursos de sommelier. Então, vamos a algumas regrinhas básicas que ajudarão no seu dia a dia:


Higiene

Antes de tudo, limpeza. É bastante desagradável comer e beber se não estamos seguros quanto aos procedimentos de higiene do que iremos consumir. Uma garrafa de vinho pode ficar armazenada por muito anos, depois é transportada até um mercado ou loja especializada, onde passa mais um tempinho, até chegar na sua casa, onde podes guardar ainda mais. Todo esse tempo e mudanças faz com que a garrafa careça de uma higienização antes do consumo. Nada demais, basta passar um pano para remover a poeira, principalmente próxima ao gargalo. Isso gera um aspecto de limpeza e assiduidade, mesmo que a garrafa seja apenas um recipiente o vinho merece tal cuidado!


Oxigenação

Normalmente, recomenda-se que o vinho seja aberto em frente a todos que irão consumi-lo. É uma forma de garantir que a garrafa estava bem vedada e que não houve qualquer adulteração do produto, porém, caso queiras servir um vinho tinto mais encorpado, minha dica é que o abra previamente para que ele possa oxigenar antes dos convidados começarem a beber, meia hora é suficiente, ou podes usar um decanter. Aqui em casa, quando vou fazer um jantar para harmonizar com um tinto encorpado, eu abro a garrafa antes de começar a preparar a comida, assim ele estará perfeitamente oxigenado na hora de comer – também isso me permite roubar uma taça por estar cozinhando!

Outro ponto importante é atentar a temperatura correta de serviço do vinho, temos um post aqui só sobre isso!


Abertura

Abrir o vinho é uma dúvida que muitos ainda tem, os Saca-Rolhas disponíveis hoje no mercado são inúmeros, por isso não há uma só forma de abrir a garrafa. Mesmo assim essa parte exige cuidado, pois, se a rolha estourar (quebrar ou ser esfolada dentro da garrafa) isso vai lançar impurezas, pedacinhos de rolha, na sua bebida. Não preciso nem dizer que isso é bastante desagradável, por isso cuidado ao abrir uma garrafa de vinho. Sem pressa, seja cuidadoso, quando pegar o jeito de usar o modelo de Saca-Rolhas que escolhestes fará tudo bem rapidinho!

Antes de tirar a rolha é necessário remover a cápsula (aquele invólucro que envolve o pescoço da garrafa) o ideal é remover apenas a parte sobre o gargalo, para tal existe uma pequena lâmina serrilhada no Saca-Rolhas, basta fazer um corte superficial abaixo do bico da garrafa e puxar a cápsula. Logo que fizer isso o topo da rolha estará visível no gargalo, com a ponta do espiral do Saca-Rolhas, faça um pequeno furo no centro da cortiça e vá girando, tranquilamente, penetrando o espiral dentro da rolha. Mantenha-se reto para que o espiral entre perfeitamente na vertical, nunca na diagonal, para evitar que a rolha esfarele ou quebre. Depois basta puxar a rolha para fora da garrafa, apoiando o suporte do Saca-Rolhas no bocal do recipiente – como uma alavanca.



Serviço

Com a garrafa aberta é hora de servir aqueles que irão beber. Lembre-se que, por uma questão de educação, aquele que serve deve experimentar o vinho primeiro para ter certeza de que a bebida está em boas condições para ser bebida, também para caso algum resquício de rolha fique na primeira porção servida. Para servir mantenha uma pequena distância entre a boca da garrafa e a borda da taça, assim a bebida pode respirar enquanto cai do recipiente. Além disso, jamais encha demais a taça, o ideal é no máximo 2/3 do recipiente para os Tintos e 1/2 para os Brancos, os Espumantes podem ser servidos até 3/4 da taça. Ter um corta-gota pode auxiliar a não escorrer aquela gota pela garrafa após servir a bebida.


Viu só? Pode até parecer difícil, mas é bem simples. Agora só resta curtir o seu vinho!

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo