Drinks de vinho para arrasar no Carnaval

Atualizado: Fev 10

Um belo vinho pode ser degustado em diversos momentos, isso todos sabemos, contudo não precisa ser consumido puro... O Carnaval está chegando e, com ele, a vontade de experimentar novos drinks desperta! Veja aqui algumas dicas e receitas para integrar o vinho ao seu bloquinho neste ano.

Se você é um fã de vinhos, mas não dispensa uns bons drinks durante esta época de festança e calor, o que não faltam são opções para se surpreender! Separamos umas receitinhas essenciais para quem quer agregar vinhos aos drinks, seja para sambar no bloquinho ou mesmo para aqueles que preferem ficar em casa curtindo com os amigos e família.


Sangria

A Sangria, conhecida como Zurra por alguns, é uma bebida clássica produzida a partir de vinho tinto, rosé ou branco, suco de fruta, pedaços de frutas, açúcar e especiarias. É um coquetel maravilhoso para os dias mais quentes, pois é sempre servido bem gelado. Aqui no Brasil algumas pessoas adicionam Gin ou Cachaça para acentuar os sabores da bebida, há também alguns que utilizam o vinho espumante como base. A maioria das fontes remetem à Espanha do século XIX para apresentar as primeiras receitas deste drink.


Ingredientes

½ garrafa de vinho tinto, rosé ou branco

(vinho seco de preferência, mas, se optar por usar o suave, maneire no açúcar)

1 lata de água tônica (350ml)

½ xícara de suco de laranja

1 laranja em rodelas

1 maçã em cubos

1 cacho de uva

½ abacaxi em cubos

4 colheres de açúcar

especiarias a gosto (Canela, Cravo, Noz moscada, Anis, Pimenta Rosa...)

gelo a gosto.


Modo de preparo

1. Misture o suco de laranja com o açúcar, as especiarias e acrescente as frutas, leve a geladeira por, ao menos, 30 minutos.

2. Quando for servir, acrescente o vinho, a água tônica e o gelo. Se quiser pode acrescentar um pouquinho de Gim ou Cachaça neste momento (¼ de xícara é suficiente para esta receita).


Bellini, Rossini ou Mimosa

Estes coquetéis são super conhecidos por serem refrescantes e elegantes. A base de ambos os drinks é o vinho espumante. O Bellini é uma bebida veneziana, produto da mistura entre espumante do tipo prosecco e suco de pêssego, a receita original italiana leva purê de pêssegos brancos, mas como se trata de um produto difícil de encontrar podes recorrer a sucos ou néctares. A Mimosa é, provavelmente, de origem espanhola e mistura partes iguais de espumante e suco de laranja, é a famosa bebida de brunchs em filmes e séries norte americanos. O Rossini, assim como o Bellini, é uma bebida que leva o espumante italiano prosecco como base, nesta versão, porém, o pêssego é substituído por suco de morango, servido na mesma proporção do vinho. Ambos os coquetéis são degustados em taças flutes, por conta dos espumantes.


Ingredientes

Para o Bellini:

100ml de espumante prosecco

50ml de purê ou suco de pêssego


Para o Rossini:

75ml de espumante prosecco

75ml de suco de morango


Para a Mimosa:

75ml de espumante

75ml de suco de laranja


Modo de preparo

1. Basta misturar os ingredientes e está pronto o drink.


Espanhola

Esta batidinha já é uma queridinha aqui no Brasil. É um drink simples e muito agradável, principalmente para aqueles que curtem bebidas mais adocicadas. Normalmente é produzida com a mistura de vinho tinto seco, abacaxi, leite condensado e gelo, o que resulta num coquetel com boa estrutura e sabor docinho. Há quem adicione um pouco de canela nesta mistura, para dar perfume e um toque especial ao drink! Vale ressaltar que é necessário cuidado com o leite condensado, ele pode açucarar demais a bebida, então, seja moderado.


Ingredientes

1 copo de vinho tinto seco

4 colheres de leite condensado

1 rodela de abacaxi

gelo a gosto


Modo de preparo

1. Leve todos os ingredientes ao liquidificador e bata para misturá-los, sirva em seguida.


Caipivinho

Há drink mais brasileiro do que a Caipirinha? Pois é, atualmente não faltam opções, podes tomar com cachaça, vodca, gim e, é claro, vinho! A receita é simples e o processo de preparo é o mesmo da caipirinha tradicional, apenas substituindo a água ardente por vinho seco, a receita tradicional leva o vinho tinto, mas há algumas versões com vinhos brancos ou verdes. Também, na hora de espremer o limão, é importante remover a parte branca da fruta, pois ela pode amargar o vinho tornando a bebida desagradável.


Ingredientes

2 doses de vinho tinto seco

1 limão

açúcar e gelo a gosto


Modo de preparo

1. Esprema o limão com o açúcar.

2. Misture com o vinho e o gelo, sirva em seguida.


Negroni Sbagliato

Devo confessar, este é meu drink favorito desta lista! O Negroni é uma bebida bem seca e com toque amargo, super saborosa, tradicionalmente feita com partes iguais de Gim, Amaro e Vermute tinto. Nesta versão, contudo, o Gim é substituído por Espumante do tipo Brut que é misturado ao Vermute (um vinho fortificado com outra bebida alcoólica e especiarias) e ao Amaro (um licor italiano amargo, também conhecido como Campari), posteriormente é servido com bastante gelo e uma casca de laranja.


Ingredientes

40ml de bitter Campari

40ml de Vermute Rosso

40ml de espumante Brut

cascas de laranja

gelo a gosto


Modo de preparo

1. Encha um copo com gelo e misture as bebidas.

2. Torça sobre o drink a casca de laranja e utilize para decorar o copo.


Kir ou Kir Royal

O Kir é um coquetel francês preparado com certa medida de licor de cassis (licor vermelho escuro bem adocicado feito com groselhas) e depois completado com vinho branco, tradicionalmente um borgonha branco da uva Aligoté. Porém, há quem use outras cepas, como Chardonnay ou Chablis.

Segundo contam, tal bebida foi criada em 1904 por um garçom chamado Faivre do Café George, da cidade de Dijon. O nome original era Cassis Blanc, porém o drink ganhou fama com a promoção de um político e herói de guerra francês chamado Canon Félix Kir - daí o costume do coquetel ser chamado por seu sobrenome.

Na versão Kir Royal, ou Kir Royale, substitui-se o vinho branco por um espumante, normalmente um champanhe.


Ingredientes

Para o Kir:

15ml de licor de cassis

150ml de vinho branco


Para o Kir Royal:

15ml de licor de cassis

150ml de espumante


Modo de preparo

1. O ideal é resfriar previamente a taça para o preparo da bebida. Deixe uns minutinhos na geladeira, depois basta colocar o licor de cassis e completar com o vinho.

2. Em algumas receitas adiciona-se frutas frescas ou raspas de laranja sobre o drink pronto, é um opcional caso queira diferenciar.


Sine Metu

Este é um drink internacional: uma bebida alemã, feita com vinho português, whiskey irlandês, chá britânico e limão indiano. O nome, Sine Metu (que significa "sem medo") vem da frase presente no brasão estampado em cada rótulo da garrafa do uísque irlandês Jameson, desde 1780. Esta é a bebida utilizada como base para o coquetel, que também leva Chá earl grey (uma mistura de chá preto com infusão de tangerinas), limão-cravo (galego) e vinho do Porto. A receita é super simples! Vale muito a pena experimentar este drink inusitado.


Ingredientes

40ml de vinho do porto

30ml de sumo de limão-cravo

80ml de uísque (Jameson Irish Whiskey)

100ml de chá earl grey


Modo de preparo

1. Bata todos os ingredientes na coqueteleira e sirva em seguida. O ideal é consumir bem gelado.


...

Viu só?! Não faltam opções para degustar belos vinhos em drinks. Agora é só escolher tua garrafa e aproveitar a folia!

252 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo