• Felipe Ruzene

Formação do deus Sérapis no Egito Antigo [Artigo]

Artigo científico "A formação do deus Sérapis e o hibridismo cultural na religião do Egito Ptolomaico" publicado pela Revista História.com do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.


Autoria: Felipe Daniel Ruzene



Resumo:

Este artigo tem por finalidade apresentar a figura egípcio-helenística de Serápis, bem como elucidar sobre os aspectos e características sincréticas que resultaram no seu culto. Observando os elementos culturais diversos que circulavam no Egito, sobretudo na capital Alexandria que congregava influências gregas e egípcias num comum espaço, em consonância com as novas formas de pensamento religioso que se materializavam em Serápis. Ainda, buscamos refletir sobre as influências políticas, econômicas e culturais, ocorridas através da figura deste deus e do hibridismo cultural resultante de seu culto dentro da sociedade egípcia na dinastia Lágida. Para tal faremos uso da bibliografia pertinente em língua portuguesa, bem como alguns dos autores clássicos essenciais para o tema (como Arriano e Plutarco).


Palavras-chave:

Serápis. Egito Antigo. Religião. Sincretismo. Dinastia ptolomaica.


Ainda hoje, os deuses e deusas da antiga religião faraônica nos despertam grande interesse e arvoram muitos questionamentos. A dimensão do panteão egípcio é tão expressiva que seus personagens penetraram, inclusive, na cultura popular do ocidente. Há séculos historiadores, egiptólogos e arqueólogos buscam datar e compreender os reinados faraônicos, de modo a assimilar um pouco mais a respeito deste pujante império, que pode ter superado, segundo a egiptóloga britânica Rosalie David, os cinco milênios de história (computando desde os exórdios da antiga religião até o final do domínio romano). Este artigo visa apresentar um pouco mais sobre os movimentos religiosos e políticos que levaram à formação do deus Serápis e à instituição de seu culto na Antiguidade egípcia. Se lhe interessa saber mais sobre a religião faraônica e sobre os deuses do Egito Antigo, este artigo é uma ótima indicação...


Referência: RUZENE, Felipe D. A formação do deus Sérapis e o hibridismo cultural na religião do Egito Ptolomaico. Revista Eletrônica Discente História.com, Cachoeira, v. 7, n. 13, p. 03-17, 2020.


Baixar Artigo UFRB
.pdf
Download PDF • 307KB

Conferir Revista Completa (vol.7, nº. 13)


Revista História.com - UFRB

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo