• Felipe Ruzene

O Feminino em Lisístrata [Capítulo]


Artigo "Panorama do perfil feminino ateniense e sua representação em Lisístrata, de Aristófanes" publicado na obra "Scholae - Estudos Interdisciplinares da Antiguidade" da Editora Desalinho, em parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.


Autoria: Felipe Daniel Ruzene, Orientação: Dr.ª Nathália Monseff Junqueira (UFMS/CPAN).



O referido artigo promove uma reflexão acerca da representação da figura feminina ao longo dos recortes temporais e espaciais estabelecidos na antiguidade clássica grega, mais propriamente a cidade-estado de Atenas, durante os acontecimentos da Guerra do Peloponeso por volta do século IV a.C.. A partir disso, nossas análises terão como fonte uma das obras teatrais mais célebres de Aristófanes: Lisístrata (Λυσιστράτη). Sua trama, voltada para a comédia, demonstra tanto como o autor visualizava as mulheres, quanto como gostaria de representá-las em sua época. Tal peça, bastante conhecida na atualidade, apresenta mulheres como personagens principais, e seu enredo gira em torno de temáticas consideradas femininas para o período de então.


Optamos em estudar uma peça teatral, pois essa é um dos gêneros que mais se relacionam com o próprio tempo em que foi composto, expressando preocupações típicas de sua sociedade e apresentando personagens que exprimem sentimentos e anseios comuns ao grupo. Dessa forma, o teatro se desenvolve ao longo dos tempos como uma importante ferramenta educacional que proporciona ao expectador uma elaborada leitura do momento histórico em questão e da visão expressa pelo autor.


Referência: RUZENE, Felipe Daniel. Panorama do perfil feminino ateniense e sua representação em Lisístrata, de Aristófanes. In: ESTEVES, Anderson; BUENO, André; CAMPOS, Carlos (Org.). Scholae - Estudos Interdisciplinares da Antiguidade. São João de Meriti, RJ: Desalinho, 2020. p. 77-88.


Baixar Artigo
.pdf
Download PDF • 7.67MB

Scholae - Estudos Interdisciplinares da Antiguidade © 2020


Comprar Livro Completo

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo