• Felipe Ruzene

O Vinho no Antigo Egito [Capítulo]

Capítulo intitulado "Vinho e Vinicultura no Antigo Egito", publicado no livro Mundos em Movimento: Próximo Oriente, organizado pelo Dr. André Bueno e editado pelo Projeto Orientalismo da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), em alusão aos Artigos publicados nos Anais do 5º Simpósio Eletrônico Internacional de História Oriental.



O Egito é uma nação do Norte de África com caracteres profundamente mediterrâneos [Cf. BAKOS, 2001, p. 11-16]. Um exemplo bastante notável desta relação entre egípcios e mediterrânicos é a paixão pelo vinho, algo ainda pouco disseminado, visto que o Egito é conhecidamente a nação da cerveja. De fato, o fermentado de cevada parece ter sido a bebida mais consumida entre os egípcios [PETRUSKI, 2015, p. 154], mas a antiga nação faraônica se mostrou fundamental para a difusão e consolidação da viticultura e enologia na antiguidade. Suas práticas e métodos foram tão relevantes que sobrevivem até a atualidade e permanecem ativos entre alguns dos principais produtores de vinho do mundo contemporâneo [CARLAN, 2012, p. 86]. Embora o vinho já existisse na Mesopotâmia e no Oriente, a vinicultura se desenvolveu, em termos tecnológicos e práticos, mais profundamente no Egito [AMUI, 2007, p. 12] e, posteriormente, na Hélade e em Roma (que muito usufruíram dos conhecimentos enológicos desenvolvidos pelos egípcios). Este texto tem por finalidade introduzir as temáticas do consumo e fabrico do vinho no Egito Antigo, observando a complexidade e pluralidade dos mecanismos utilizados pelos produtores egípcios e compreendendo a importância da vinicultura nesta sociedade. Assim, evidenciar-se-á que: “O vinho era parte integrante da cultura dos antigos egípcios que podem ser considerados por esse motivo, a primeira civilização vinícola da história” [FONSECA; JANÉ; IBRAHIM, 2012, p. 142].



Acessar Artigo na Íntegra:



Conferir Livro Completo:



Referência Capítulo:

RUZENE, F. D. Vinho e Vinicultura no Antigo Egito. In: BUENO, André (Org.). Mundos em Movimento: Próximo Oriente. Rio de Janeiro: Projeto Orientalismo/UERJ, 2021. p. 24-30.


OU


Referência Artigo:

RUZENE, F. D. Vinho e Vinicultura no Antigo Egito. In: 5º Simpósio Eletrônico Internacional de História Oriental, Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: https://simporiente2021po.blogspot.com/p/felipe-ruzene.html

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo