Pode o Vinho auxiliar no combate ao Coronavírus?

Pesquisa desenvolvida por cientistas chineses sugere que o Tanino, substância presente no vinho, pode agir como inibidor da infecção por Covid-19.



Uma interessante pesquisa está sendo desenvolvida pela China Medical University, em Taiwan, buscando por substâncias que podem inibir a infecção humana pelo coronavírus. Em dezembro os pesquisadores publicaram na American Journal of Cancer Research um artigo sugerindo que o ácido tânico, o famoso tanino, tem funções inibidoras de “serina proteases virais e celulares críticas para a infecção viral”, conforme relato pela CNN Brasil.


Além do tanino outras substâncias foram testadas, mas apenas ele apresentou a capacidade de inibir a atividade enzimática do vírus Sars-CoV-2, reduzindo em até 90% a sua atividade e, portanto, diminuindo a carga viral da doença. Mas, calma lá, não vás abrir toda a sua adega achando que ficarás livre da tão esperada vacina!

Apesar dos incríveis resultados, não é possível afirmar que o vinho auxilia no combate à Covid. Primeiro, o estudo não é conclusivo, ainda faltam algumas etapas, pois, até o momento, a pesquisa foi realizada toda in vitro (isto é, não foram testados resultados em seres humanos). Segundo, mesmo que o tanino seja eficaz e possua efeito sobre o vírus, ainda é preciso que os pesquisadores entendam como o ácido tânico pode ser usado no combate à doença. Por enquanto não há ligação direta entre o consumo de vinho e o enfrentamento ao coronavírus.


Vale lembrar, porém, que muitos médicos atentam ao fato de que o o consumo moderado, responsável e consciente de vinho pode auxiliar no combate a várias doenças. Há sólidos estudos que expõe os benefícios do tanino e de se beber vinho. Todavia, para saber se o vinho é eficiente na inibição do coronavírus teremos que esperar um pouco mais - isso ainda não é comprovado!

Neste momento difícil temos que nos apoiar na ciência para que logo vençamos esta doença. Fique em casa, se puder, cuide da saúde, use máscara e (quando chegar a sua vez) vacine-se. Enquanto isso abra uma bela garrafa de vinho e Saúde!


21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo