Saquem vossas rolhas...

Atualizado: Fev 10


Olá! Seja bem-vindo ao Saca-Rolhas.


Este blog nasceu de minha dionisíaca paixão e do anseio de compreender mais deste mundo repleto de cores, perfumes, sabores e altíssima tecnologia. A enofilia inicial de um entusiasta se converteu em uma busca profissional, logo o Saca-Rolhas surgiu para compartilhar experiências, descobrir rótulos e sabores, testar harmonizações, até alcançarmos um pouco do conhecimento de grandes Sommeliers.

Ademais, o vinho é fascinante e possui grandiosa importância histórica. Seu surgimento remete a tempos longínquos e a bebida acompanhou diversas sociedades durante sua história social, política, econômica e cultural. O misticismo ao redor do fruto da videira é tamanho que diversas civilizações possuem narrativas da origem do vinho. Na mitologia bíblica é Noé quem cultiva o primeiro vinhedo, dado a ele como presente divino conforme relatado no Capítulo 9 do livro de Gênesis. Para os egípcios o deus Osíris, atrelado à agricultura e ao pós-vida, foi o primeiro a cultivar as uvas e pisar sobre os frutos para gerar vinho, a bebida detinha poder econômico, político e religioso no Egito. O mundo helênico, tão ligado ao vinho em sua dieta básica, apresentava uma divindade própria para o vinho: Dionísio, filho de Zeus com a mortal Sêmele. Era o deus responsável pelo vinho, pelas belas artes e pelo teatro, semelhante a sua versão romana – o deus Baco.

Apesar de toda a mitologia que envolve o nascimento da bebida, enólogos e historiadores nos alertam para a impossibilidade de definir com precisão a respeito do surgimento do vinho. Afinal, o processo pode ter ocorrido contingentemente, com algumas poucas uvas que sofreram fermentação sem a interferência humana.

Após a antiguidade, os processos de fabricação e guarda do vinho foram se alterando, durante a Idade Média os mosteiros europeus começaram a se especializar no cultivo de determinadas uvas e na fabricação do vinho para consumo na liturgia das igrejas. Neste período teve início a exportação da bebida por vias marítimas, já na Modernidade as grandes navegações deram origem aos vinhos do Novo Mundo e a novas tecnologias.

Desse modo, em homenagem às divindades que nos ofertaram o vinho e às inúmeras pessoas que contribuíram, e ainda contribuem, para a ampliação dessa indústria, daremos início às atividades do Blog Saca-Rolhas! Assim, pedimos singelamente que os deuses do vinho abençoem nossa jornada.

Saquem vossas rolhas e saúde…

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo