• Felipe Ruzene

Sincretismos religiosos no Antigo Egito [Capítulo]


Capítulo "Teocrasia no Antigo Egito", parte do livro "Estudos em História e Cultura do Próximo Oriente" publicado em Edição Especial pela Sobre Ontens, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).


Autoria: Felipe Daniel Ruzene.



Este artigo tem por finalidade apresentar algumas figuras sincréticas da religião faraônica, bem como elucidar sobre os aspectos da teocrasia (não confunda com teocracia!), da fusão de caracteres divinos que resultaram na sua composição e etiologia de seus cultos. Deste modo, analisamos não apenas as novas deidades que surgem no panteão faraônico, mas também a inerente propriedade sincrética como faculdade presente na concepção da religião no Egito antigo.


Mesmo na atualidade, as divindades da antiga religião faraônica provocam grandioso entusiasmo e levantam muita curiosidade. O panteão egípcio penetrou tão profundamente no imaginário ocidental que faz parte, até mesmo, de nossa cultura popular, integrando diversos segmentos midiáticos. Há muito tempo, historiadores, egiptólogos e arqueólogos, dedicam-se em datar e compreender o reinado dos faraós, buscando conhecer um pouco mais sobre a história e a cultura do antigo Egito. No que diz respeito à antiga religião faraônica, deparamo-nos com um extenso conjunto de deidades responsáveis pelos mais variados aspectos da vida humana e mesmo além dela, no pós-morte. Em meio a este vasto panteão, observamos o constante diálogo entre as liturgias e entre as próprias figuras dos deuses que predicamentavam estas crenças. Tal sincretismo entre divindades é denominada, segundo a enciclopédia Treccani, como Teocrasia (daí o título do capítulo)...

Esta é mais uma leitura indicada àqueles que querem saber mais sobre a religião e panteão do Antigo Egito!


Referência: RUZENE, Felipe D. Teocrasia no Antigo Egito: os sincretismo em Osir-Hap e Serápis na religião faraônica. In: BUENO, André; CREMA, Everton; ESTACHESKI, Dulceli (Org.). Estudos em História e Cultura do Próximo Oriente. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Sobre Ontens/UERJ, 2020. p. 52-56.


Baixar Capítulo Estudos Próximo Oriente
.pdf
Download PDF • 199KB

Confira o Livro Completo


Sobre Ontens - UERJ

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo