• Felipe Ruzene

Vinho verde, você conhece?

Atualizado: Ago 21


Já ouviste falar de Vinho Verde? Apesar do que parece, o nome não está relacionado com a cor da bebida.


Assim são chamados os vinhos produzidos na Região Demarcada dos Vinhos Verdes, ao Noroeste de Portugal, uma denominação de origem controlada desde 1908. Essa é a maior região demarcada do país, e uma das maiores de toda a Europa. Assim sendo, somente os vinhos produzidos nesta região podem ser declarados vinhos verdes, independentemente de sua cor. Existem Vinhos Verdes brancos, tintos, rosés e espumantes, há ainda vinagres e aguardentes de vinho verde. Costumam ser bebidas consumidas jovens, de agradável frescor e acidez, com baixa presença de taninos. Vale ressaltar, também, que os vinhos verdes são os segundos mais exportados de Portugal, atrás apenas do vinho do Porto.

Caso tenha se interessado por essa Região Demarcada portuguesa, aí vão dois exemplos de vinhos verdes disponíveis no mercado brasileiro:


1. Artefacto Vinho Verde - Portugal (2018)

Este demi-sec é um blend das cepas brancas Azal, Arinto e Loureiro, produzido pela vinícola Luís Duarte Vinhos, possui aroma cítrico de frutas com toque floral, é leve e super refrescante ao paladar. Com 11,5% de teor alcoólico deve ser servido frio, cerca de 8ºC, ideal para nosso calor tropical. É uma ótima bebida para se consumir sozinha, ou harmonizadas com sushi, frango, queijos frescos e saladas. Encontra-se na faixa de R$44,59 na Wine.


2. Casal Garcia Vinho Verde Rosé - Portugal (2016)

Este é um Rosé verde, apesar de parecer contraditório - Há também as opções Branco, Branco Doce e Tinto. Produto de um blend entre Vinhão, Azal Tinto e Borraçal, possui o frescor típico dos vinhos da região. Seu aroma remete a frutas vermelhas, de paladar leve e frutado, com 10% de teor alcoólico, harmoniza bem com aperitivos, frutos do mar e massas leves. Também deve ser servido em menor temperatura, cerca de 6ºC. Encontra-se na faixa de R$62,99 pelo Pão de Açúcar.


Agora, podes escolher novos rótulos desses portugueses veranis e se aventurar no universo dos Vinhos Verdes!

72 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo