• Felipe Ruzene

Vinhos para harmonizar com Chocolate!

Atualizado: Ago 21

Chocolate! Como diria o síndico Tim Maia, "Não, eu quero é chocolate!". Se tu és um chocólatra assumido, mas não abre mão de um bom vinho, este post é para ti! Confira nossas dicas para harmonizar vinhos, tintos e brancos, com chocolates e suas delícias!


1. Chocolates Ao Leite

Estes chocolates, com menor concentração de cacau, costumam ser mais adocicados e gordurosos que outras versões, por isso podem ser harmonizados com vinhos igualmente doces. De maneira geral, bebidas aromáticas e mais doces (como os vinhos de sobremesa) são opções assertivas. Um bom exemplo de harmonização é o licoroso Porto Burmester Tawny - Portugal. Este rótulo possui acidez equilibrada com doçura, notas frutadas e amadeiradas, é um vinho do Porto que passa por três anos em barrica. Com seus incríveis 20% de teor alcoólico, acompanha bem os chocolates ao leite.

2. Chocolates Amargos (acima de 50%)

Estes são os mais potentes chocolates do mercado, então, os amargos e meio-amargos (ou sobremesas à base deles) harmonizam bem com os vinhos tintos mais tânicos. Neste caso podes optar pelos varietais de Cabernet Sauvignon, Syrah ou Tannat, principalmente aqueles com estágio em barrica, o amadeirado e a força destes vinhos combina com o amargor dos chocolates. Ainda, os espumantes do tipo Brut, das cepas Chardonnay ou Pinot Noir podem resultar em ótimas harmonizações. Um bom rótulo, como exemplo, é o Tormentoso Syrah - África do Sul (2016). De corpo mediano, taninos elegantes e presença de barrica em carvalho, este Syrah é uma boa companhia para os chocolates mais amargos. Tu podes escolher a cepa tinta que mais lhe agradar e fazer tua própria combinação, basta dosar vinhos mais complexos e tânicos de acordo com o amargor do chocolate. Vinhos mais doces para chocolates mais doces e vinhos mais potentes para chocolates mais amargos!


3. Chocolates Brancos

Os chocolates brancos, a base de manteiga de cacau, costumam ser os mais adocicados e gordurosos, por esse motivo muitos dizem que nem se trata de um chocolate. Mas isto não vem ao caso, se tu és um amante dos chocolates brancos minha dica é: aposte nos espumantes. Os vinhos espumantes possuem frescor e leveza harmoniosos com o chocolate branco, a variedade Moscato pode gerar interessantes combinações. Assim, como exemplo nós temos o Moscatel Casa Perini - Brasil (2017), um vinho leve de sabor macio e delicado com aroma florais. Foi eleito o 5° Melhor Vinho do Mundo em 2017 pela WAWWJ.


Vale lembrar que estas harmonizações são pensadas para o sabor dos respectivos chocolates, logo chocolates com avelãs, nozes, castanhas, confeitos, frutas, caramelo, entre outras coisas, precisam de combinações coerentes ao sabor da guloseima.


No mais, escolha seu chocolate favorito, encha uma taça e (nas palavras de Julia Child)... bon appetit!

92 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo