• Felipe Ruzene

Vinhos para harmonizar com Churrasco

Atualizado: Ago 21


Carne combina com cerveja gelada, não é? Sim, mas não apenas. Aprenda a harmonizar vinhos para variar no churrasco.


Existem vinhos que geram combinações maravilhosas com as mais variadas carnes. Ainda que as cervejas sejam as favoritas quando o assunto é churrasco, os vinhos tem ganhado cada vez mais espaço no mercado brasileiro. Confira algumas dicas de harmonizações para acertar na combinação.


Primeiro vamos às carnes vermelhas, as estrelas do churrasco. Via de regra harmonizam-se com vinhos tintos, de preferência as cepas mais robustas e encorpadas, com taninos bem presentes de forma a dialogar com a potência e gordura das carnes. Cabernet Sauvignon, Malbec ou Tannat, costumam ser castas "coringas" quanto se deseja harmonizar vinhos e carnes, possuem complexidade suficiente para acompanhar Contra-filé, Picanha, Maminha, Filé Mignon, Cupim, Carnes Suínas, como a tradicional Linguiça Toscana, e etc.




Se preferes as carnes mais magras ou se pretendes fazer uma churrasqueada à brasileira bem completa (com carne, frango, queijo, pães de alho, arroz, vinagrete, farofa) podes apostar nos vinhos de corpo mediano ou nos mais jovens de castas como Pinot Noir, Carménère ou mesmo os blends tintos. Caso a tua ideia seja preparar aquela Costela com molho, os vinhos da uva Syrah geram uma combinação clássica.


Para churrascos de frango, peixes, frutos do mar ou vegetarianos a aposta ideal é nas cepas mais tradicionais de uvas brancas como Chardonnay, Sauvignon Blanc. Também podes combinar com Espumantes como Bruts ou Blancs de Noir, além dos Rosés e Vinhos Verdes que possuem acidez interessante para tais combinações.




Seja como for, há sempre um bom vinho para uma boa refeição. E o churrasco com a família ou amigos pode ser uma boa oportunidade para aproveitar novos rótulos de vinho, muito além da cerveja de sempre (podes ser ainda mais ousado e ficar com ambas as bebidas). Mas beba com moderação, bon appetit!

60 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo