Vinhos para harmonizar com Hambúrguer

Atualizado: Fev 10

Vinho é uma bebida para acompanhar pratos finos, certo? Não necessariamente! Vinhos harmonizam com as mais diversas receitas. Uma combinação, da qual eu particularmente gosto muito, é um bom vinho e um belo hambúrguer. As opções são as mais diversas, por isso, aí vai um post para esclarecermos como harmonizar essas duas delícias.

Hambúrguer Bovino

O tradicional hambúrguer de carne, pode ser aquele x-bacon salada do podrão da esquina ou mesmo um blend de carnes, com cebolas caramelizadas, cheddar e bacon daquela hamburgueria mais chique. Em ambos os casos, costumam ser sanduíches mais carregados nos sabores e acompanhamentos, por isso podem gerar ótimas combinações com os tintos mais encorpados, com presença de taninos e elegância nos aromas. Minha dica é um bom Merlot ou Malbec. Contudo, se preferes aqueles hambúrgueres onde a estrela é a carne, nos quais os queijos e condimentos são mais leves para valorizar os sabores dos cortes bovinos, a uva espanhola Tempranillo pode gerar um casamento perfeito.


Hambúrguer de Costela

Os hambúrgueres de costela estão ganhando os cardápios e paladares, são mais gordurosos, suculentos e possuem um sabor ímpar. Neste caso, uvas tintas de corpo mais pesado, aromas frutados e taninos macios resultam em boas combinações. O Malbec argentino parece feito para acompanhar carnes como estas. Outras opções interessantes podem ser um Tannat ou Syrah.


Hambúrguer de Frango ou Peixe

Há quem prefira as opções de hambúrgueres com carnes brancas, uma vez que costumam ser mais leves e delicados que os demais. Sendo assim, os vinhos brancos, mais suaves e com um toque de acidez, podem gerar a melhor combinação. Chardonnay ou Sauvignon Blanc são ótimas opções tanto para os peixes quanto para os frangos e, no caso de hambúrgueres de frango mais incrementados, com acompanhamentos mais pesados, a Gewürztraminer também deve ser considerada.


Hambúrguer Suíno

A carne de porco é uma das mais versáteis no que diz respeito a harmonizações com vinhos, afinal, os cortes podem ter sabores muito diferentes. Um hambúrguer de Mignon ou Picanha Suína podem combinar muito bem com um vinho branco, como Cardonnay, ou Rosés. Por outro lado, hambúrgueres de Pernil ou Costela Suína, mais pesados e gordurosos, podem ser harmonizados com vinhos tintos como Pinot Noir, Merlot ou Tempranillo.


Hambúrguer de Cordeiro

Outro tipo de hambúrguer que vem ficando famoso, o cordeiro é uma carne tenra, saboros e única que vai muito bem com vinho. O peso do vinho e os taninos devem dialogar com o preparo e acompanhamentos do hambúrguer de modo a completá-los. Os rótulos de vinhos de corpo mediano, elegantes e com taninos macios são boas opções para o cordeiro mais leve (como costumam ser nos hambúrgueres), por isso o Carménère, o Viognier ou o Merlot podem gerar harmonizações interessantes.


Hambúrguer Vegetariano/Vegano

As opções veganas e vegetarianas são cada vez mais comuns no mercado, incluindo hamburguerias. O segredo para harmonizar tais sanduíches com a bebida é pensar na base do hambúrguer em si, as opções feitas de cogumelos ou queijos mais pesados, por exemplo, podem ser acompanhadas de vinhos mais potentes como Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc ou mesmo blends tintos. Opções feitas a partir de legumes, tubérculos ou queijos mais leves podem ser combinados com vinhos mais leves como Pinot Noir, Riesling ou Rosés.


24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo